Thursday, May 31, 2007

a PRIMA da VERIL ...

Olá amigos,

aqui ficam umas pequenas lembranças da primavera que fui coleccionando e que tardavam em aparecer!

Da margem do rio Gromma do lado da escola para a outra margem..


Sim... é bonito!


Outrora com neve... também tem a sua beleza sem ela! O parque de campismo tem quase tantas (auto)caravanas como Rena tem casas : )


Beijos e abraços

Monday, April 30, 2007

Parabéns Duarteco



Parabéns pequenino lindo!

Thursday, March 29, 2007

Trysil Trip

Hallo!

visto no sabado ter havido alguns problemas com o condutor do autocarro... simplesmente esqueceu-se de passar por aqui para nos levar a Budor... tive de aproveitar uma viagem planeada para ontem a um dos grandes skisenters da Norge... a resort de Trysil.
podem dar uma... vista de olhos pela razao de ser top aqui:
http://www.trysilresort.com/
http://www.trysil.com/

O motif desta visita eram algumas palestras sobre marketing aplicado a est regiao turistica, como receber os estrangas, que tipo de acomodações, cobrar caro, muito caro ou carissimo(s)... como publicitar e aonde e em q alturas do ano etc...

Eu fartei-me de ouvir palestras em norge mas nas neve... porque assim que cheguei fui comprar um skipass e alugar material... e siga montanha acima. foram 5 belas horas!

Aqui ficam algumas fotos sobretudo do snowpark (e videos para mais tarde)!



A meio do snowpark. pista larga, saltos para todos os gostos, corrimoes com fartura, neve de qualidade!



bela foto se tem apanhado o rider ja no ar. trysil ao fundo, bem ao fundo.
altitude... : )



meio do snowpark novamente, uns saltos mais abaixo... ceu limpo!



top of the hill... no 5º... nao se ve viv'alma...



here we go!

Thursday, March 1, 2007

Parabéns Mana Linda

Bela idade e tanta estrada caminhada!



(Quem é o pé descalço?)

Muitos parabéns Josette!

Saturday, February 24, 2007

Parabens Brother J

Quando pega no baixo malha como um rei!
Olha tao lindos....



Parabens Filipe

Thursday, February 22, 2007

Dia ... de snowboard

Pois é, uma das boas razões para vir para estas paragens é sem duvida a neve!
Não quer com isto dizer que se comece a esteriotipar q todo o nordico tem que esquiar ou qualquer coisa do genero mas, de facto, a neve não pára de cair aqui! Incrível!!!

Partida da escola...


Foi o ski-day da semana do estudante. Fomos para a estância aqui perto. É relativamente pequena mas chega perfeitamente para a população local. Tem perto de 10 pistas para todos os gostos, saltos por todo o lado, corrimoes de vários feitios, simples e eficaz! Não tem sequer cadeiras, mas os saca-rabos dão para duas pessoas.
O pessoal da escola organizou um campeonato de saltos! Eu ambientei-me rapidamente mas andei mais a conhecer a estância, passear por todas as pistas... Esta malta adora a neve! Passaram todo o dia na neve, a nevar, com 15º negativos, a volta de uma fogueira, a comer, beber etc... Eu achei que se ficasse parado naquele sitio congelava rapidamente, portanto, andei sempre cima baixo cima baixo.

Vista 1


Vista 2


Depois destas fotos as minhas pilhas congelaram pelo que não foi possivel retratar mais nenhum facto, terão de acreditar nas minhas palavras... : )

Depois do concurso de saltos, foram as corridas na neve tipo pinguim no gelo...
Lindo!!!

O frio comecou a apertar(ainda mais) e nessa altura pensei, bem pelos vistos esta malta so saira daqui quando estiver completamente de noite... momentos depois acendem-se as luzes da estancia.... e o problema da escuridao foi-se!!!!!

Entreguei o material de snowboard, peguei na mochila e tentei arranjar boleia para Rena. Após algumas tentativas, uma familia simpatica deu-me ouvidos e trouxe-me para a civilização. Muito grato!

Após o ski-day havia o after-ski com um dj local no pub da escola, mas ou era pelo facto de não ter bebido, ou por estar completamente exausto, não pude deixar de ir ver a Champions com a malta caseira que não foi ao ski.

Belo dia!

Sunday, February 18, 2007

Dia 3

Primeiros vislumbres de céu azul deixando antever um dia muito bonito e alguns raios de soleil.



Dia 2

O dia acordou nevoso como normalmente acorda. Neve neve e mais neve com muita intensidade.




À noite foi a primeira reunião do pessoal da escola. Na verdade era uma reunião de um grupo que tinha feito uma snow-trip à Suécia, mas de qualquer forma era uma pre-party
que se chama por aqui "vorspiel" e que acontece sempre antes de qualquer festa. O povo reune-se em casa de alguém, traz bebida (muita bebida) dos super mercados que fica bem mais barato e socializa até ir para a festa. Acabei por conhecer bastante pessoal inclusive do meu curso o que é bastante agradavelzinho.
O povo foi todo bastante amigável e receberam-me bem. A vila é pequena e toda a gente sabia que eu era estudante Erasmus portanto a integração foi facilitada.
Cheguei numa boa altura porque esta semana é a semana do estudante vulgo semana académica!!! Vai haver concertos todas as noites no pub da escola "Bibliotek" sempre num ambiente bastante familiar e intimista.
Após esta vorspil voltei para casa aos SSS e acabei por não ver o concerto que também não era muito do meu agrado. Melhores dias virão!!!

Friday, February 16, 2007

Dia 1 - Manhã

Começou bem a primeira aventura em Rena!

O espírito está em alta pelo que a viagem a pé de meia hora até à escola, a nevar, não pode criar qualquer obstáculo!
Andei, andei, andei... Não deve ser por aqui julgando que me lembrava do caminho percorrido na noite anterior com a Marianne e a Raquel que gentilmente me foram buscar à estação de comboio.

Passada meia hora de viagem estava numa bela estrada com: neve e pinheiros de um lado e do outro imagene-se lá pinheiros e neve... não se via mais nada! Até que vejo um tractor limpa neve a vir em direcção contrária à minha o qual peço para parar... "Não vou na direcção certa para o centro de Rena pois não?!", bem me parecia...
Pedi uma boleia que foi gentilmente aceite! Takk!

Percorri o resto do caminho até à faculdade e hora e meia depois do início da minha primeira e única aula decido ir ter com a resposável por Erasmus para entregar a documentação que trazia, visto que aulas... só para a semana!

A viagem

A viagem começou bem, sendo que nunca tinha andado num comboio a mais de 200 km/h nem a chegar antes da hora prevista. Tudo a postos!

Depois de uma noite bem passada, em casa de gente amável, segui bem cedo fiz o voo Lisboa - Amsterdão num pulinho de 2.30h. Muito português vai para Amsterdão, belo destino sim Sr.

Chegado a Amsterdão a ligação para Oslo demoraria apenas 50 minutos pelo que vaguei pelo aeroporto de Schipol à procura de orientação.

O voo para Oslo também um saltinho de 1.30h que se fez muito bem.

A primeira vista de Oslo é demais, ou demasiado, cinzenta...
Mas depois de aterrar o cenário muda bastante, é demais, ou demasiado, branca...
Primeiro contacto com um país em que a neve é o prato do dia!
Depois de levantar a bagagem dirigi-me contente da vida para a passagem de passageiros...
quando vejo um pastor alemão e pensei: "Que belo exemplar!"... Snif Snif "Follow me please!"
Não foi preciso mais nada!
Sim realmente vim de Amsterdão mas nem tive tempo para sair do aeroporto, estarão aqueles ares tão carregados?! Se calhar os de Lisboa estavam bem mais!
O cão estava mesmo bem treinado! Até eu gostava de ter um assim...
Depois de contar o meu percurso desde a ultima noite em Portugal... até Oslo o sr. Agente inspeccionava toda a minha bagagem por inteiro, inclusive o meu vestuário todo, peça a peça...
Apenas disse que não me tocava! Muito bem!
A história batia certo com a inspecção e eu venho em paz!

Passados os procedimentos de segurança dirigo-me agora à estação de comboios que parte do aeroporto, mas o meu comboio não esperou, pelo que esperei eu mais duas horas até ao próximo.

De Oslo a Rena são sensivelmente 2h de viagem suave num comboio quase silencioso com uma paisagem pintada de branco infindável!

Em Rena tenho à espera duas queridas (Marianne e Raquel) que gentilmente me foram buscar e levar até à residência. A Marianne é norueguesa e a Raquel islandesa, bom! O primeiro contacto com o povo é fácil e gostoso, a minha roommate é holandesa e ainda vivem lá um casal lituano e outro russo. E eu claro! Somos 7...



As donas da casa... Raquel, Katya, Lorena, Marianne



e eu... a Marianne é a camera-woman...

Feitas as apresentações iniciais é hora de desempacotar os caixotes...



no quarto numero 3...

As vistas são:



giras e



mesmo giras!